Análise de água

A qualidade da água para consumo é vital para a saúde da população e deve estar livre de microrganismos patogênicos e substâncias químicas em níveis tóxicos. Nosso laboratório realiza as análises de água conforme a legislação brasileira, estabelecida em portarias e resoluções com padrões de qualidade para classificações de água.

Com laboratório próprio e equipado para atender diversos padrões para análise de água. Realizamos ensaios físico-químicos e microbiológicos.

Análise de água Tratada (Abastecimento Público)
A legislação que estabele a qualidade de água tratada no Brasil é a PORTARIA Nº 2914, de 12 de dezembro de 2011 (Revoga Portaria 518). Com base nesta portaria as empresas responsáveis por esta distribuição (SABESP, DAEE) são obrigadas a analisar a qualidade da água que será fornecida a população.

Para que esta água chegue a seu destino final sem alterações é necessário que o consumidor mantenha as boas condições das instalações hidráulicas e realize a limpeza da caixa d'água a cada 6 meses, conforme a recomendação da própria SABESP.

Para maior segurança uma análise da água pode ser realizada a fim de avaliar se esta está livre de agentes que a tornam imprópria para consumo. Nesta análise é realizada a pesquisa de bactérias e avaliados alguns parâmetros físico-químicos.

Análise de água de Poço
As águas subterrâneas correspondem a 97% de toda a água doce encontrada no planeta. As reservas subterrâneas geralmente são formadas pelas águas de chuvas que lentamente se infiltram pelos poros das rochas. Normalmente esses reservatórios possuem água de boa qualidade para o consumo humano, devido ao processo de filtragem e por reações biológicas e químicas naturais, porém esta qualidade fica comprometida quando fatores externos influenciam a contaminação de aquíferos.

Para orientação de limpeza e desinfecção de poço consulte o Comunicado CVS/EXP 37/1991 que fornece informações de como proceder em caso de contaminação da água.

O LBN Análises está preparado para realizar análise de água conforme as seguintes legislações vigentes:

1- PORTARIA Nº 2914, de 12 de dezembro de 2011
2- Resolução SS 65, 12 de Abril de 2005 (Estado de São Paulo)
3- Decreto Estadual 12.489, 20 de Outubro de 1978 - NTA 60

Análise de Água Mineral
A água mineral é aquela que possui em sua composição, propriedades físico-químicas distinta das águas comuns. Ela é proveniente de fontes captadas em nascentes e poços ou de origem subterrânea.

O LBN Análises está apto a realizar análise microbiológica de água mineral conforme RDC 275 de 22 de setembro de 2005.

Para mais informações sobre água mineral acesse o site do Departamento Nacional de Produção Mineral ou o Serviço Geológico do Brasil

Análise de água de caminhão pipa
No Estado de São Paulo a Resolução que dispõe sobre o transporte e comercialização de água potável através de caminhões-pipa é a Resolução SS – 48, de 31/03/99.

A análise deve ser realizada a cada carregamento como estabelecido na resolução. Devido a grande falta de higiene e controle por partes dos distribuidores a análise é parte fundamental para garantir que a água entregue está em boas condições de consumo.

Água purificada (farmácia de manipulação)
Segundo o Anexo I da Resolução RDC nº 67, de 08 de outubro de 2007, água purificada é a água utilizada na manipulação que deve ser obtida a partir da água potável, tratada em um sistema que assegure a obtenção da água com especificações farmacopéicas para água purificada, ou de outros compêndios internacionais reconhecidos pela ANVISA, conforme legislação vigente.

Atualmente a farmacopeia está em sua 5º edição e é a referência para os ensaios de água purificada.

Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer